Terça, 20 Fevereiro 2018 13:55

Prefeitura entrega Tablets a Agentes Comunitários de Saúde em Buritis/RO.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Buritis irão contar com um importante aliado tecnológico no desempenho das atividades. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no ultimo dia 06, a entrega de tablets aos servidores da categoria. Com a iniciativa, Buritis torna-se o 3º(terceiro) município Rondoniense a usar a ferramenta, que conta com um sistema inovador para o registro de dados no e-SUS AB, do Ministério da Saúde.

Ao todo, 68 equipamentos foram distribuídos aos servidores da rede. Um investimento na ordem R$ 78.800,00 (Setenta e oito mil e oitocentos reais), proveniente de recurso do Piso de Atenção Básica - PAB.  A ferramenta vai dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população. Atualmente, o procedimento é totalmente manual, com preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e, posteriormente, a digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde.

O Coor. do Núcleo da Atenção Básica da Saúde em Buritis, Fernando da Silva, comemora a inserção da nova tecnologia, que irá agilizar todo o procedimento dos ACS. “Com o uso dos tablets o trabalho do Agente Comunitário de Saúde ficará mais produtivo e ágil, pois as informações serão enviadas para o Ministério da Saúde em dia, o Agente não terá que preencher vários formulários em papel e com isso poderão assistir um maior numero de famílias no município”, afirma o Coordenador. Já vem sendo ministrado aos ACS uma capacitação sobre o uso adequado do tablet e do software. A expectativa é de que ainda no mês de fevereiro os servidores já estejam atuando com a nova ferramenta

O Secretário de Saúde de Buritis, Adelson Godinho, representou o prefeito Roni Irmãozinho, e explanou sobe o novo sistema e as visitas realizadas pelos agentes. “Será usado um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde chamado E-SUS-AB TERRITÓRIO. O Agente visita as famílias levando informações sobre saúde e atendendo as demandas e necessidades, como agendamento de consultas médicas, exames, dentistas, busca ativa e acompanhamento de idosos, crianças, hipertensos, diabéticos, acamados e qualquer outra situação relacionada a necessidades de saúde pública da população.” Destacou o Secretário. “Em primeiro lugar, quero agradecer ao nosso prefeito Roni irmãozinho pelo apoio incondicional que vem dando a Secretaria Municipal de Saúde, temos muitos desafios e sabemos da imensidão de demanda existentes nessa área, mas graças a Deus estamos vencendo cada desafio buscando sempre o melhor para nossa população” concluiu.

SISTEMA UNIFICADO - O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações das unidades de saúde em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.