Quinta, 11 Junho 2015 09:54

O Conselho Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida toda população de Buritis, para participar da V Conferência Municipal de Saúde. Que será realizada nos dias 15 e 16 de Junho de 2015 no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Buritis – SINDSEMB a partir das 07:30 com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas” e o eixo: Direito do Povo Brasileiro.” Serão abordados os seguintes eixos na conferência: * Participação Social e Reforma Democrática Popular do Estado; * Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; * Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde e Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; * Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; * Financiamento do SUS e Relação Público – Privado. A presente conferência tem por finalidade contribuir para o aprimoramento e fortalecimento das ações contínuas que fundamentam o Sistema Único de Saúde (SUS) do nosso município. Através dela deveram surgir: idéias, ações, disseminação de informações sobre o Sistema, e a elaboração de novos rumos pensando no bem-estar dos munícipes de nossa cidade. É um privilégio democrático onde há expressiva participação popular na formulação e controle da política pública de saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera garantida pela Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes locais da política de saúde; eleger delegados para as Conferências Estaduais e Nacionais.