Quinta, 11 Janeiro 2024 17:34

SAÚDE: Cerimônia de encerramento do curso e a certificação dos enfermeiros das equipes da Estratégia Saúde da Família das 05 Unidades Básicas de Saúde.

No dia 11/01/2023, foi realizada a finalização da segunda etapa do Curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica, com ênfase na Saúde Sexual e Reprodutiva, além da Inserção do DIU de Cobre. Curso este viabilizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia e ministrado por profissionais do Sistema COFEN/COREN com abordagem teórica e prática. Nesse contexto, ocorreu a cerimônia de encerramento do curso e a certificação dos enfermeiros das equipes da Estratégia Saúde da Família das 05 Unidades Básicas de Saúde.

É importante ressaltar a relevância desse curso tanto para os profissionais enfermeiros quanto para as mulheres do município. Para os enfermeiros, o curso proporcionou a aquisição de conhecimentos e habilidades específicas na área da saúde ginecológica e reprodutiva, possibilitando uma melhor assistência e cuidado às mulheres atendidas nas unidades de saúde. Além disso, a capacitação na inserção do DIU de Cobre amplia as opções contraceptivas disponíveis, contribuindo para o planejamento familiar e a saúde reprodutiva das mulheres.

Já para as mulheres do município, o curso representa uma melhoria significativa na qualidade dos serviços de saúde oferecidos. Com enfermeiros capacitados e atualizados, as consultas ginecológicas serão mais completas e abrangentes, abordando não apenas a prevenção e o tratamento de doenças, mas também a promoção da saúde sexual e reprodutiva. A inserção do DIU de Cobre como opção contraceptiva segura e eficaz amplia as escolhas das mulheres, permitindo uma maior autonomia e controle sobre sua própria saúde.

Dessa forma, o Curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica, com ênfase na Saúde Sexual e Reprodutiva, além da Inserção do DIU de Cobre, representa um avanço significativo na qualificação dos profissionais de enfermagem e na oferta de serviços de saúde de qualidade para as mulheres do município. A certificação dos enfermeiros é o reconhecimento do empenho e dedicação desses profissionais em busca do aprimoramento constante e do cuidado integral às mulheres.

Nossos agradecimentos a toda a equipe do COREN/RO, e aos profissionais que ministraram o curso com excelência e dedicação.